quinta-feira, 17 de abril de 2008

casa de ferreiro, espeto de pau

Houve um curto circuito fase-neutro na entrada de energia daqui de casa. No curto, o cabo neutro foi rompido e uma das fases ficou encostando na parte do neutro que atendia a casa. Assim, passei a ter 220Volts em quase todas as tomadas e lâmpadas da casa.

Quando meu irmão chegou em casa, estava um tremendo cheiro de componentes queimados (o que ele pensou ser inicialmente a televisão). Quando ele acendeu as lâmpadas, estranhou muito a claridade (as mesmas estavam alimentadas por 220V).

Aconselhei a charmar a Cemig, pois não sabíamos se o problema era externo ou interno. Quando cheguei em casa fiz várias averiguações no quadro de energia e logo após o carro da Cemig chegou. Constatamos que o problema era entre o padrão e o quadro de energia; e eles me ajudaram a resolver.

Final da história. A fonte do computador queimou (espero que só seja a fonte), junto com várias lâmpadas incandescentes. A sorte foi que o DVD e a TV são bi-volts. Quanto ao cheiro de queimado, o mesmo veio do vídeo-cassete que continua funcionando, mesmo após ter tido algum componente (varistor?) torrando em 220Volts.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

AÇO E FLOR

Quem nunca viu
que a flor, a faca e a fera
tanto fez como tanto faz,
e a forte flor que a faca faz
na fraca carne,
um pouco menos, um pouco mais,
quem nunca viu
a ternura que vai
no fio da lâmina samurai,
esse, nunca vai ser capaz.
- P. Leminski