domingo, 30 de dezembro de 2012

Realidade

Agora, meu post de fim de ano.

' Havia uma conferência internacional de filósofos no Havaí, cujo o tema era a Realidade. Durante três dias Daisetz Teitaro Suzuki não disse nada. Finalmente, o presidente voltou-se a ele e perguntou: "Dr. Suzuki, o senhor poderia dizer se esta mesa, em torno da qual estamos sentados, é real ?" Suzuki levantou a cabeça e disse Sim. O presidente perguntou em que sentido Suzuki pensava que a mesa era real. Suzuki disse: "Em todos os sentidos". '

John Cage - De segunda a um ano - trad. Rogério Duprat

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

sangue

Fui em 2 dermatologistas, ambos consulta particular. Um falou que era psoríase. O outro falou que definitivamente não era, dado o caso agudo. Falaram que poderia ser reação de remédios ou uma exoneração dos remédios homeopáticos.

O que eu acho? A explicação p/ isto, é que o meu sangue ainda ferve! 

Quanto a pele, já está sarando.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

(...) quem chora no cinema ao ver o reencontro de pai e filho; (...)
quem se ri das próprias rugas; (...)
quem procura na cidade os traços da cidade que passou; (...)
quem diz a uma visita pouco familiar: Meu pai só gostava desta cadeira; (...)
quem se lembra todos os dias do amigo morto;
quem jamais negligencia os ritos da amizade;
quem, não tendo o hábito de beber, liga o telefone internacional no segundo uísque a fim de conversar com amigo ou amiga;
quem passa mais de dez minutos a fazer mágicas para as crianças;
quem guarda as cartas do noivado com uma fita;
quem sabe construir uma boa fogueira;
quem não se acanha de achar o pôr-do-sol uma perfeição;
quem se desata em sorriso à visão de uma cascata ;
quem visita sozinho os lugares onde já foi feliz ou infeliz;
quem sente pena da pessoa amada e não sabe explicar o motivo;
todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.

O texto do Paulo Mendes Campos são meus votos de feliz Natal e próspero ano novo!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Invocação Irada

Invocação Irada – Carlos Drummond de Andrade

Ficou o nome no tempero da comida,
nas fibras da carne
na saliva,
no ouro da mina ficou o nome.

Ó nome desleal que me escavacas
qual se fosses punhal ou fero abutre,
que te fiz para assim permaneceres
dentro de meu ser, se fora dele
não existes nem notícia te preserva?

Foge, foge de mim para tão longe
quanto alcance a mente humana delirante.
Suplico-te que deixes
um vácuo sem esperança de lotar,
amplo, soturno espaço irremediável,
mas deixa-me, larga-me, evapora-te
de toda a vida minha e meu pensar.

Sei que não me escutas,
és indiferente a todo apelo
nem dependes de teu próprio querer.
Gás flutuante,
perversa essência eterna torturante,
vai-te embora, vai,
anel satânico de vogais e consoantes
que esta boca repete sem querer.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


      KITCHEN
  let us maKe
      of thIs
      modesT
        plaCe
    a room Holding
tons of lovE
       (&, Naturally, much good food, too)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

mais um ano

E não é que o planeta deu mais uma volta ao redor do Sol? Graças a Deus!

Eu, há um ano: http://neuroseshomeopaticas.blogspot.com.br/2012/03/nascer-do-sol-no-dia-12122011-meu.html

Existe uma máxima na psicologia existencialista que diz algo do tipo: "é na angústia que o EU se enxerga com MAIS autenticidade". Concordo com ela, aprendi muito neste ano que se passou. Agradeço a todos, familiares, amigos, professores, colegas e namoradas e ex namoradas, claro!

Amanhã é dia de tomar uma Skol!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

curtas

Recebi um super elogio de uma amiga dizendo que sorriu mais neste blogue do que durante toda a semana. Além deste, ela fez outros elogios muito sinceros. Ela é uma fofa e de uma inteligencia fora do comum, mas é muito nova para mim, mais de 10anos de diferença de idade.

sábado, 8 de dezembro de 2012

vazio agudo
ando meio
cheio de tudo

[P.L.]

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Vi o filme "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo". 

É um road-movie feito que conta a história de um geólogo em viagem de trabalho para a construção de um canal pelo Nordeste. Ele é filmado em "primeira pessoa", isto é, não vemos a personagem hora nenhuma, somente sua narração e ao longo desta vamos percebendo seu sofrimento devido ao "pé-na-bunda" que ele levou de sua "galega". O amor e o ódio estão claramente na película, ainda que  mostrado somente pela ótica masculina, explicitada em elementos como a profissão da personagem, suas reflexões, a áridez do sertão. Um filme para corações partidos.

Abaixo está o trailer:
“Esta palavra saudade,
aquele que a inventou,
A primeira vez que a disse
com certeza que chorou”

Afonso Lopes Vieira

domingo, 2 de dezembro de 2012

Cartas de Amor

"(...) Ela toma a carta e, com este gesto, toca uma mão muito distante. Para isso se escrevem cartas de amor. Não para dar notícias, não para contar nada, não para repetir coisas por demais sabidas, mas para que mãos separadas se toquem, ao tocarem a mesma folha de papel. (...)
O amante que escreve alonga seus braços para um momento que ainda não existe. A amante que lê alonga seus braços para um momento que não mais existe. A carta de amor é um abraçar do vazio... (...) Mesmo antes de ser lida, ainda dentro do envelope fechado, tem a qualidade de um sacramento: presença sensível de uma felicidade invisível..."

O Retorno E Terno - Rubem Alves

São Paulo

Estive em SP, capital, este último final de semana. Já estava querendo fazer esta viagem há muito tempo, mas os preços das passagens aéreas sempre estavam proibitivos, em quase todos os finais de semana que verificava. Quando os amigos Mari e Cão falaram que estavam indo de ônibus, surgiu a boa companhia necessária para a viagem. Não hesitei. Imediatamente liguei para o amigo Mafra e pedi uma hospedagem que foi prontamente atendida.

Além da Mari e do Cão, John, um arquiteto alemão de passagem pelo Brasil nos acompanhou. Nós chegamos na rodoviária do Tieté e nos dirigimos para tomar um café no Bella Paulista, idéia que Mari deu e eu curti: tomei um café "de hotel" super reforçado.


  

 

Peguei um metrô e fui até a estação do Alto do Ipiranga, a onde o Mafra me pegou com seu ford Ka. A tarde, após deixarmos sua esposa no trabalho, fomos apostar nos cavalos no jóckei. Gostei  programa.  Chegamos no final do 1 páreo, com tempo suficiente para acompanhar toda a apresentação dos cavalos p/ o 2 páreo. Apostei R$10 em 2 cavalos que errôneamente julguei capacitados para o páreo, mas eles chegaram na última e penúltima colocação =| Na segunda corrida, apostei em um cavalo mais bem cotado e ele chegou em segundo lugar, que me 

À noite fomos num restaurante chinês recomendado pelo Mafra, o Chifu, no liberdade. Demorei a perceber que se tratava de um verdadeiro restaurante chinês: as garçonetes falam pouquíssimo portugues, escrevem o pedido em chinês. Parecem importadas pela máfia. Os pratos não são exatamente aqueles tradicionais que concebemos como comida chinesa (e.g. frango xadrez), apesar de possuirem pratos tradicionais como o arroz Chau-Chau.

Na saída do restaurante propus que a turma fosse comigo ao bar Tribunal na Vila Madalena para encontrar a Mayara, outra amiga que fiz este ano. O GPS do celular indicava 5km de distância, mas a única coisa que é ruim em São Paulo é que tudo é parece mais longe do que realmente é. O tempo estava chuvoso, e o carro do Mafra, um Polo automático, estava cheio e não conseguiu subir um morro molhado pela chuva. Assim todos resolveram ir embora e eu peguei um táxi p/ ir ao bar.

Chegando lá, o bar já estava fechando (imaginei que pudesse conseguir uma dose de whisky a parte, mas diferentemente daqui de Minas, eles foram irredutíveis). A turma da Mayara é legal e ela, mais ainda. Fomos, sem muitas opções aparentes, ao Morrison Rock Bar. A banda cover era razoável, mas valeu pela gandaia!



No domingo, Mafra e Nat me levaram num restaurante oriental, mas de uma rede inglesa, segundo o que o Mafra me falou. O Ping Pong é sensacional, exceto o preço. A maioria dos pratos são tipo guiosas cozidos no vapor, mas tem também rolinhos da primavera e costelinhas de porco fritas. Tudo muito gostoso!

De lá, fomos no supermercado comprar coisas p/ casa do Mafra e cerveja p/ tomarmos logo à noite na casa do Bóris.




   

sábado, 1 de dezembro de 2012

mensalão

Ótima matéria da FSP com o resumo (até agora) das penas do mensalão: http://db.tt/R12oRqAp