terça-feira, 26 de junho de 2012

Retirado do Facebook do Bóris: Uma dica: "Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer "sim" e "não" quando for preciso."

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dia 25/06 - Viena

Hoje foi um dia de check-out do hostel de Praga e ida para Viena de trem. Então não haverá muitas fotos. A viagem transcorreu tranquila (ao contrário da confusão que aprontamos ao entrar no trem de Berlim p/ Praga, onde entramos no vagão errado e tivemos que atravessar 4 vagões até chegar ao nosso, por aqueles corredores minúsculos que impossibilitam 2 pessoas c/ malas em sentidos opostos cruzarem). Nào vi muito de Viena ainda - esperem pelo próximo post - mas o Hostel que estamos ficando, o Wombats Neschmat, é fabuloso. A infraestrutura e design lembram muito o Circus de Berlim, que é outro top 10, que ainda não tive oportunidade de falar aqui. Mas é ainda melhor! Sobretudo devido ao hall de entrada onde todos acesssam internet, o bar, e a enorme cozinha (coisa que o Circus não tinha) e que neste caso é a maior de todos os Hostels. Um dos recepcionistas aqui, o Éder, é brasileiro e está há 9 anos na Eurpopa. Ele no deu algumas dicas. Em Viena, quase todo o comércio fecha às 18hrs, logo não havia supermecardo aberto para que pudéssemos comer. Assim, como era quase 22hrs, resolvemos experimentar o Wiener Schizel, o prato mais calórico da minha vida. Coloco fotos depois.

domingo, 24 de junho de 2012

Dia 23/06 - Praga

Hoje saímos em direção à parte baixa da cidade, acompanhados pelo Cid um brasileiro de Brasília que conhecemos no hostel. Cid já havia feito o circuito dos castelos que resolvemos deixar para amanhã. Foram mais de 9horas de caminhada.

1 Museu Nacional (Národni Muzeum)

2. Conjunto de prédios conhecidos como casa dançantes. Obra dos arquitetos Frank Gehry, americano, e Vlado Milunic, eslovono


3. 

4. Castelo de Praga e Catedral de St. Vitus visto da torre

5. Kostel Panny Marie Vitezné (Church of our Lady of Victory).

6. Relógio em uma praça qualquer

7. John Lennon Wall

sábado, 23 de junho de 2012

Dia 22/06 -Praga

As fotos de praga falam por si:

1. Foto de igreja atrás da praça antiga da cidade.

2. A praça antiga da cidade:  Monumento de Jan Hus, líder religioso queimado em 1415 pela igreja acusado de heresia. 

 3. Janela da casa onde Franz Kafka nasceu.

4. Entrada da ponte Karluv

5. Vista do Norte da ponte Karluv.

 6. Vista do Sul da ponte Karluv Most.

7. Alguma coisa em techo sobre o astrônomo Johanes Kepler na porta do seu museu.

8. Uma vitrine interessante.

9. Torre do antigo relógio astronômico.

10. Torre do antigo relógio astronômico.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia 19/06 - Berlim

Hoje talvez tenha sido o dia mais tenso da viagem. Logo após acordar lá pelas 11hrs, tomar banho, café da manhã, checar emails e etc, eu percebi que havia esquecido minha pasta com a impressão de todas as  reservas de hostel e passagens internas no balcão de informações do aeroporto de Schonefeld. OK tenho tudo isso em pdf numa pasta do dropbox, se fosse somente uma questão de reimprimir tudo, OK, mas o lance é que havia deixado 100euros escondidos entre os papeis dos documentos e não me conformava em perdê-los e é claro fiquei azedo na hora.

Assim, eu e o Lucas voltamos ao aeroporto na procura da pasta. Ao chegarmos lá fui direto para o balcão de informações, após conversar com a atendente, que disse que realmente um a pasta fora encontrada e que estava na sessão de "achados e perdidos" do aeroporto, o que de cara, já me deixou mais calmo. Quando fui atendendido, a moça me fez umas perguntas me testando realmente se a pasta era minha, pediu meu passaporte e tive que pagar uma taxa de 9euros. OK it was fair. 100euros recuperados.

Assim nosso dia em Berlim foi bastante reduzido, mas mesmo assim conseguimos fazer o roteiro externo que havíamos nos prosposto: 1. Reichttag, 2. Portal de Brandeburg, 3. Urden Lin (rua c/ estátua de cavalo), passando pela 4. Universidade de Humbold, vendo a belíssima 5. Catedral de Berlim, até chegar na Alexanderplatz com a antena de TV 6, e a fonte de Poseidon 7.

Gostaria de colocar mais sentimentos e impressões nestes relatos, mas o curto tempo torna mais difícil isto.

PS: O metrô de Berlim não possui roletas, assim o pagamento de ticktes depende da honestidade de cada pessoa. Na volta ao aeroporto, nossos tickets alugados pelo hostel (Sim o Circus aluga tickets, eles compram tickets de longa duração mais baratos e alugam por 4euros por dia, mais barato que 6,50, o preço de um ticket com validade para todo o dia) não valiam para a zona C. Assim, compramos 1 ticket de um vendedor aleatório (você encontra estes caras em tudo quanto é estação). Inicialmente, nós ficamos muito desconfiados, mas acabamos por comprar dele mais barato, após o término da venda ele voltou e disse para nós num português até razoável: "Eu não tenho dinheiro, amigos". Eu fiquei com muita pena.... 


1.


2.
3.

4.

5. 

6. 

7. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia 17/06 - Amsterdam

Hoje, como sobrou um tempo livre, resolvemos ir a Zandvoort aan Zee, uma praia aproximadamente 50km de Amsterdam. Pegamos o tram (bonde), descemos na estação central e compramos as passagens para a praia. Foi uma viagem interessante com belas paisagens do caminho: muitos parques, moinhos e prédios. Também ficamos surpresos, pois em nenhum momento nos foi exigido os ticktes para embarque tanto na ida quanto na volta.

A praia de Zandvooort aan Zee fica a menos de 2 quarteirões da estação de trem e é muito bonita e com certeza num dia de mais calor deve ficar bem mais cheia. Devia estar fazendo uns 18graus, com um sol gostoso, mas na praia em si ventava muito, muito mesmo, a ponto de ficar desconfortável. Mesmo assim fizemos uma caminhada bem grande e tiramos fotos. Voltamos a estação e corremos quando percebemos que havia um trem saindo naquele minuto: 18:49hr -.foi exatamente um passeio de 2hrs.



A noite a praça Leidseplein estava bem menos movimentada por ser domingo e, talvez, devido à derrota da Holanda pelo time de Portugal na Eurocopa. Entramos em 2 baladas na própria praça mesmo, mais para não voltar p/ casa sem álcool no sangue. Foi divertido. Todos os bares desta praça tem uma aparelhagem muito boa da som e quase sempre um DJ, tocando os hits do momento. Inclusive "Ai seu te pego" que tem tocado até no banheiro do aeroporto de Amsterdam. LOL

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dia 14/06 - Paris

Hoje era o día de fazed check-out do hostel.  Lucas queria porque queria ir em mais algum lugar em Paris e eu sempre falando com ele que não daria mais tempo, uma vez que nosso trem para Amsterdam seria às 14hrs. De fato, conseguiríamos ver alguma coisa caso conseguíssemos sair cedo do hostel, mas isto não ocorreu, pois acordei as 8:20hrs e ainda tivemos que fazer as malas e nossos companheiros de quarto, um casal indiano (que não conhecemos porque eles chegaram de madrugada, exatamento no período em que nós estávamos fazendo nosta caminhada noturna) também estavam de saída e usavam o banheiro toda a hora(?). Além disto, o check-out demorou um pouco. Assim, saímos do hostel e resolvemos dar um passeio na praça do Museu dos Inválidos (que foi um local que não conseguimos ir) e somente bater umas fotos.
 

Na volta, Lucas teve a boa idéia de olhar o lugar de embarque na estação de Paris Nort para que não ficássemos perdidos, estressados e com as mochilas na hora e embarcar. Voltamos ao hostel, pegamos nossa bagagem, despedimos da recepção e fomos embora.

Na saída um americano que foi convidado a se retirar do hostel de tanto inconveniente que ele causou lá, pediu para nos acompanhar porque ele estava com medo de ser assaltado até o caminho da estação segundo ele "por 4 pessoas que sempre estavam lá, que já tinham tentado fazer isto". "Of course" foi minha resposta. Assim, acompanhamos ele e na entrada da estação ele me deu um ticket de metro de agradecimento. Quando ele tentou entrar na roleta, a porta metálica barrou a passagem da grande mala dele, ele gritou alto "SHIT!" e eu, Lucas e vários jovens rimos bastante da cena, porque o cara realmente era uma figura. LOL



Na estação, na hora de embarcar, meu colega estressou um pouco por causa da correria, uma vez que só se sabe a plataforma onde se embarca com 20min de antecedencia e acaba que há uma correria para chegar ao trem. Mas achei o esquema ainda sim organizado, porque há um funcionário na porta de cada vagão e sobretudo porque encontramos c/ 2 brasileiros que estavam voltando da China e iriam no mesmo trem. Ainda encontramos 2 casais de brasileiros, por volta dos 50 anos, estes no nosso vagão. Eles estavam reclamando que tinham comprado passagens c/ lugares c/ mesinhas no meio, mas não vi como isto seria possível.   

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia 13/06 - Paris

Hoje foi um dia de passeio turíscos. Fomos ao Louvre. Já haviámos comprados os tickets com antecedência, assim quase não enfrentamos fila nenhuma. Fiquei impressionado com o tamanho do museu e a quantidade de obras de arte existentes por lá. Gostei bastante da parte de arte do restante do mundo (próxima a entrada Lyons).



Na parte da tarde, após quase 1hora de fila conseguimos ir nas catacumbas de Paris. Classifico como um passeio alternativo (não essencial, porém interessante, apesar de no final já estar cansado de ver tantos ossos e crânios humanos!). 



Ainda a noite enquanto conversava com a Juliana Rocha no FB ela me disse que estávamos bem perto do Moulin Rouge e do Place du Tertre. Eram mais de 12:40hrs e resolvemos tentar visitar o Moulin Rouge só que de metrô. No hall do hostel, um outro brasileiro, Alexandre Progênio, que mora em Portugal, resolveu ir conosco. 

Quando chegamos na estação, na coreria não olhamos qual o sentido e acabamos perdendo o úlitmo metró. Assim decidimos fazer todo o passeio a pé mesmo. Meu colega, segundo suas próprias palavras, "quase viu estrela" ao subir a escadaria que dá acesso ao Place du Tertre. Antes de chegar lá, perguntamos em um bar aonde era o local, e os franceses perceberam pelo meu sotaque que éramos brasileiros e ficaram comentando: "Brasil, Brasil" naquele sotaque francês =D. Esta cena marcou me muito positivamente e ainda hoje conto ela p/ muitas pessoas.

Óbvio: foi um dia exaustivo mas prazeroso.   

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dia 06/06 - Barcelona

Visita a Catedral.

Barcelona - 07/06.
Visita a Igreja de Sagrada Familia


Dia 09/06 - Barcelona  
Visita a Casa Batló, Pedrera, ida a praia e visita aos arredores o Complexo Olimpico

Dia 10/06. - Barcelona 
Acordamos atrasados para o vôo e perdemos o vôo.

sábado, 2 de junho de 2012


Enterrado vivo - Carlos Drummond Andrade

É sempre no passado aquele orgasmo,
é sempre no presente aquele duplo,
é sempre no futuro aquele pânico.

É sempre no meu peito aquela garra.
É sempre no meu tédio aquele aceno.
É sempre no meu sono aquela guerra.

É sempre no meu trato o amplo distrato.
Sempre na minha firma a antiga fúria.
Sempre no mesmo engano outro retrato.

É sempre nos meus pulos o limite.
É sempre nos meus lábios a estampilha.
É sempre no meu não aquele trauma.

Sempre no meu amor a noite rompe.
Sempre dentro de mim meu inimigo.
E sempre no meu sempre a mesma ausência.